quinta-feira, 22 de julho de 2010

JEJUM

O Senhor diz: Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios mas o seu coração está longe de mim. Isaías 29.13a

Muitas vezes pensamos que Deus quer que façamos coisas para Ele, e por isso ajudamos os necessitados, comparecemos aos cultos todos os domingos e queremos fazer qualquer tipo de serviço ''para Deus''. Mas será para Deus mesmo? A intenção que temos é agradá-lo ou queremos mostrar o quanto somos melhores do que os que não estão fazendo nada?
No livro e Zacarias. 7.1-11, vemos que o povo de Judá, tinha voltado a sua terra após o cativeiro da Babilônia, também buscava fazer coisas para Deus, mas Ele diz faziam coisas para si mesmos. Eles perguntaram se deveriam continuar jejuando em algumas datas específicas. A pergunta já mostra que eles queriam uma desculpa para não jejuar, pois aquele jejum já era um fardo para eles, uma obrigação, e Deus mostrou o porquê: eles não o faziam para Deus, mas sim para si próprios(v.5).
É interessante que as coisas que não fazemos com o coração tornam-se pesadas. Jejuar pode ser um sacrifício, ir ao culto, perder tempo...e o pior é que fazemos tantas coisas, cansamos e até nos estressamos e não conseguimos agradar a Deus com o nosso esforço que se torna vão. No capítulo 8 Deus diz que o jejum seria motivo de alegria, e não de peso(v.19).
Nos versículos 9 e 10, Deus mostra por meio de Zacarias o que Ele quer que façamos. O que Deus espera de cada um de nós é um coração puro e obras que resultem de nossa fé e amor por Ele. Faça uma avaliação do que você tem feito para Deus. Você apenas cumpre rituais ou faz várias coisas sem significado real? Está na hora de mudar de atitude. Busque na palavra de Deus como agradá-lo e esteja disposta a servi-lo de coração. Deus vai lhe mostrar como fazê-lo. Ele não espera que façamos coisas para Ele, mas que entreguemos nossa vida para que ele a use como quiser. Isso resultará em alegria e não será um peso.

Para quê e para quem você se esforça?

texto do livro pão diário 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário